Afinal, o que é Mindfulness?

Corpo Consciente
Afinal, o que é Mindfulness?
Loading
/

Afinal, o que é Mindfulness?

Para que serve, como fazer, que gosto tem? E o que tem a ver com a sua postura?

Mindfulness, esse termo tão na moda, mas que causa tanta confusão pq ganhou significados tão diversos.

A tradução para o português é Atenção Plena ou Consciência Plena.

  • O que isso não significa: estar 1000% super hiper focado em uma atividade enquanto todo o resto parece não existir. 
  • Significa ESTAR PRESENTE NO AQUI E AGORA, CONSCIENTE DE TUDO QUE SE PASSA NO SEU MUNDO INTERIOR E EXTERIOR.

Parece difícil?

Pode ser que seja difícil. Mas só é difícil pq nos nos habituamos ao contrário disso. E hábito significa nada mais nada menos aquilo que nós praticamos de novo e de novo até que parece algo “natural” — entre muitas aspas porque não é nada natural!

E o que é o contrário de estar presente no aqui e agora? O contrário de estar presente no aqui e agora é estar divagando mentalmente pelo tempo e pelo espaço!

Pare e pense. Qual o porcentagem do tempo que você passa pensando em coisas que aconteceram no passado? 

Ou então projetando e antecipando o futuro?  Pensando em outro lugar ou em outra companhia com a qual você queria estar ou na sua próxima atividade?

Muito tempo, não é?

E essa porcentagem é provavelmente ainda maior do que o que você imaginou, porque se pensamento tivesse volume, tem aqueles pensamentos que são bem altos, que gritam dentro da nossa cabeça e tem aqueles que são baixinhos, as vezes tão baixinhos, no background da nossa mente que a gente geralmente nem escuta e não se dá conta que eles estão lá.

Então esse é um estado mental que a gente se acostumou a ter permanentemente.

Essa “mente divagante” é causa de falta de foco, falta de eficiência, cansaço e até dores e estados de ansiedade e depressão, nas suas expressões mais graves.

Se a gente pensar em atenção e pensamento enquanto energia, a gente tem uma quantidade de atenção, ou seja, de energia, que não é infinita, ela é finita. Se temos uma preocupação muito muito grande na nossa cabeça é ali que a nossa energia, em forma de atenção e pensamento está sendo gasta. Não há maneira de se concentrar ou ser produtivo, não sobra energia para isso.

A mente, para divagar, abandona o corpo. E o corpo, abandonado por uma parte de si, padece. 

Trazer a nossa mente para o momento presente nos exige, então, treinamento. E o corpo é a nossa âncora no momento presente: enquanto a mente vai para todos os tempos e espaços, o corpo está sempre aqui no agora.